O ponto de venda (PDV) é o verdadeiro palco principal do varejo.

O ponto de venda deve ser montado para chamar a atenção imediata, criando uma melhor visibilidade para marcas ou serviços, com um único propósito: influenciar as decisões de compra dos consumidores. Pensando nisso preparamos algumas dicas com estratégias de merchandising que podem alavancar seu negócio.

1- Estruture o Ponto de Venda pensando na loja como um todo.

 As estratégias de merchandising deixaram de ser vistas como ações de alguma área específica de uma loja. A vitrine, é um exemplo. Agora, é preciso focar em todo o ambiente: da fachada à iluminação, passando por sonorização, precificação, sinalização etc.

2 – Usar o cross-merchandising

Fazer uma associação de produtos que possam ser comprados juntos, mas que nem sempre estão na lista de compras do cliente. Por exemplo, colocar o leite perto dos achocolatados em pó ou dos cereais matinais, assim ele pode acabar comprando por estar ali perto e aproveitar a ida ao Ponto de venda.

3- Evite esconder os preços

A precificação, é um elemento importante do merchandising para Ponto de Venda. Como os preços estão entre os primeiros fatores que incidem sobre a decisão de compra, demonstrá-los com bastante facilidade é fundamental.

4 – Use o ponto de venda como uma mídia de divulgação

O ponto de venda é o carro chefe para a comercialização do seu produto. Use imagens e fontes grandes para chamar a atenção do seu público-alvo e mostrar a que veio. Chamadas como : “compre agora”“puxe aqui” e “não perca” podem falar dos benefícios e dos diferenciais de seu produto em relação aos concorrentes e  motivam para as compras imediatas.

5-Não descuide do estoque.

Algo muito desagradável para o consumidor é chegar ao PDV e não encontrar o produto que precisa na prateleira. Por isso, é de vital importância acompanhar os itens disponíveis em estoque, para não deixar faltar. O problema se agrava ainda mais quando se trata de promoções anunciadas.

Comece agora a investir com mais intensidade no merchandising no ponto de venda para ter resultados bem melhores nas vendas.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *